Cinco casos em que o transporte aéreo de carga é recomendado

Quem trabalha com empresas parceiras na entrega de cargas sabe a importância de as necessidades do seu negócio serem atendidas, pois isso influenciará em diversos pontos, como: na imagem da empresa, na qualidade dos serviços, na confiança do cliente e no posicionamento do mercado.


POR Equipe RMC, - 27/08/2022

Quem trabalha com empresas parceiras na entrega de cargas sabe a importância de as necessidades do seu negócio serem atendidas, pois isso influenciará em diversos pontos, como: na imagem da empresa, na qualidade dos serviços, na confiança do cliente e no posicionamento do mercado.

Então se você busca um modal que seja para pedidos urgentes, o transporte aéreo de carga pode ser a melhor alternativa! No conteúdo de hoje, você poderá tirar suas dúvidas sobre os principais tipos de carga em que o transporte aéreo funciona, suas principais características, assim como vantagens e desvantagens.


Conheça as principais características do modal aéreo

Entre as opções de modal, o transporte aéreo se destaca pelo fácil acesso a lugares remotos, além de muitas outras vantagens. E é por isso que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil!

As aeronaves de menor porte, como os helicópteros e os bimotores, podem transportar tanto carga como passageiros — geralmente são utilizadas para curtas distâncias.

Já os grandes veículos podem percorrer milhares de quilômetros e, consequentemente, possuir uma capacidade maior de transporte de cargas.

O modal aéreo é muito procurado para o transporte de cargas que necessitam de mais cuidados, tanto no manuseio como na disposição na aeronave. Isso porque podem ser transportadas cargas inflamáveis, produtos químicos e isótopos radioativos — quando cumpridas todas as exigências de segurança.



Para quais tipos de carga o transporte aéreo funciona?

O transporte aéreo atende a uma demanda diversificada de cargas que podem ser transportadas, entretanto, é necessário considerar alguns cuidados e restrições para garantir a segurança. Conheça cinco casos em que o transporte aéreo é recomendado:

  • Cargas perigosas: nessa categoria entram os inflamáveis, explosivos, radioativos, entre outros, que podem ser embarcados perante a autorização da companhia aérea. Além disso, é necessário que a documentação acompanhe uma ficha de identificação do material, incluindo as devidas orientações para o manuseio.
  • Cargas perecíveis: esses produtos têm uma validade curta, então essas encomendas são aceitas somente se houver um prazo para que cheguem ao destino em bom estado. Para o embarque, esses produtos devem ter uma etiqueta especial. Flores e alguns tipos de alimento se enquadram nessa categoria.
  • Produtos frágeis: vidros, cristais, louças, espelhos, entre outros, exigem um cuidado especial, mas somente são restritos se não tiverem uma embalagem adequada. Essas mercadorias devem estar em embalagens que garantam a integridade da carga no transporte.
  • Cargas controladas: nessa categoria estão as vacinas, que são cargas controladas pelo Governo e, para o transporte, exigem a certificação da ANVISA — além da licença do Serviço Regional da Aviação Civil e autorização da Guia de Tráfego, fornecida pelo Ministério do Exército.
  • Cargas valiosas: como o modal aéreo tem muitas exigências, é a melhor alternativa para o transporte de cargas valiosas. Afinal, é possível acompanhar todas as etapas da entrega e o cuidado começa desde o momento da embalagem. Para o transporte de cargas valiosas, recomendamos fazer a consulta prévia com a nossa equipe.



Quais as vantagens e desvantagens do transporte aéreo de cargas?

O setor de transporte aéreo está crescendo no Brasil, devido às vantagens desse tipo de modal — tanto para o embarcador como para o cliente. Confira as principais vantagens e desvantagens dessa opção:


Vantagens

- Maior controle das cargas através do uso de etiquetas, que incluem destinatário, remetente e destino final do pedido. Além disso, devem estar especificadas algumas informações, como “frágil”, “produto de vidro”, “empilhar, no máximo, X volumes”, “transportar na horizontal” etc.;

- Mais segurança, pois as empresas que oferecem essa solução contam com sistemas de rastreamento de cargas, com acompanhamento em tempo real. Com isso, o cliente pode acompanhar todas as etapas da entrega;

- Acessibilidade a áreas remotas: mais uma das grandes vantagens do transporte aéreo é a possibilidade de entregar em lugares de difíceis acesso, possíveis somente de avião;

- Atende a prazos apertados: o modal aéreo é a melhor alternativa quando a entrega precisa ser feita com urgência.

 

Desvantagens

Apesar de oferecer muitas vantagens, o transporte aéreo pode não ser a melhor opção, dependendo de cada caso. Confira algumas desvantagens que devem ser consideradas:

- Não transporta produtos a granel, como minério, químicos, petróleo e grãos;                              

- Na maioria das vezes, o valor do frete é maior, se comparado com outras opções de modal;

- Não é possível transportar cargas muito grandes, como é o caso dos modais marítimo e ferroviário;

- O modal aéreo conta com diversas restrições para o transporte de itens perigosos, o que pode acabar dificultando o processo.


Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você entender mais sobre o modal aéreo. Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe! A RMC oferece o serviço de entrega aérea, entre outras soluções. Fale com a gente e descubra qual a melhor alternativa para o seu negócio!

Veja
também

Na complexa cadeia de produção da indústria têxtil, a eficiência logística desempenha um papel crucial.

Neste blog, exploraremos aspectos cruciais desse processo e a importância de escolher um parceiro logístico confiável para essa missão.

Estamos emocionados em compartilhar uma grande conquista com todos vocês: a nossa marca, RMC Modal Cargo, agora é oficialmente registrada! É com muito orgulho que anunciamos este marco significativo em nossa jornada.

No transporte de cargas, as regras de cálculo para definir o frete de um pedido são sensíveis à cubagem da carga. Entender como a cubagem afeta o custo do frete é fundamental.

Cadastre-se e receba novidades do mundo dos transportes no seu e-mail.